terça-feira, 28 de outubro de 2008

Centro: retrato do abandono

Como bem lembrou o companheiro Canosa, o prefeito eleito Eduardo Paes terá muito trabalho para administrar o Rio. Depois de 16 anos da era Cesar Maia, em que nitidamente, a Zona Sul da cidade foi privilegiada em detrimento das Zonas Norte e Oeste, o peemedebista tem diversos desafios pela frente. Vou falar de apenas um, mas que preocupa demais os cariocas: a revitalização do Centro.
Referência em todas as importantes cidades do mundo, o nosso Centro é o retrato do abandono. Sujeira, desordem urbana, moradores de rua, prédios históricos que ameaçam desabar, enfim, são muitos os problemas.
Uma área que deveria receber bem os moradores e os turistas que visitam o Rio, cheira a urina. As calçadas, tomadas por camelôs e mendigos, estão esburacadas. Tudo é pouco ou mal cuidado mesmo. Regiões como a Lapa, que ensaia uma revitalização, com a contrução de condomínios e a volta da freqüência aos bares e boates, são um exemplo, mas ainda é pouco. Falta segurança, o trânsito é caótico, não há opções de estacionamento.
O número de moradores no Centro é cada vez menor e o de visitantes, idem. A Zona Portuária então, nem se fala. A rodoviária, a Leopoldina, e por aí vai... É lamentável ver o Centro do Rio desta maneira.

Nenhum comentário: